Melhores casais da história das séries de comédia

MOVIMENTO GRUNGE - TUDO SOBRE



O Grunge é um subgênero do rock alternativo, que surgiu no final da década de 1980, no Estado de Washington, EUA, principalmente em Seattle. Você provavelmente conhece as bandas mais populares do movimento, como: Nirvana e Pearl Jam, porém, o Grunge não é só um estilo musical, e sim um estilo de vida, adotado pelos jovens da década de 90. Dito isso, vamos para o artigo:
                                                                            

                                                                                                     Origem


O grunge foi originado em uma cidade dos Estados Unidos, chamada Seattle, localizada no estado de Washington. A música é muito forte em Seattle, berço de grandes artistas, como: Ray Charles e Quincy Jones, lendas do Jazz, além disso, é a cidade natal da lenda do Rock and Roll, Jimi Hendrix. A localização da cidade, noroeste dos Estados Unidos, influenciou o movimento, por conta de seu isolamento das grandes mídias, como Nova York e Los Angeles, e a falta de shows na cidade.





Estilo Musical

O estilo de música do movimento nascido em Seattle, teve como suas principais influências, os seguintes estilos musicais: Punk Rock, Heavy Metal, Hardcore e Rock psicodélico. Contudo, mesmo que as bandas do movimento apresentem as mesmas influências, as bandas do movimento eram bem distintas entre si, tendo em vista que algumas bandas flertavam mais com o Heavy Metal e outras mais com o punk.

No entanto, a característica presente em todas as bandas do movimento, era a temática das letras, que contemplava uma geração apática, devido ao fim da guerra fria, os problemas sociais devido ao capitalismo estavam sendo expostos, dito isso, nas letras o foco era essa geração de jovens que negavam os tradicionalismos, sarcásticos, derrotistas e niilistas.




Estilo Grunge – moda

Como já citado, o grunge não só foi um movimento musical, mas também cultural, que influenciou, o estilo de roupa, dos jovens dos anos 80 e 90. Dito isso, a palavra grunge, traduzida para o português, significa “sujeira”, o que sintetizava bem o movimento, na moda, os artistas popularizaram o visual sem compromisso e bagunçado, e sua marca registrada, era a camisa xadrez e os jeans rasgados. Além disso, um ponto marcante do movimento, é a rebeldia, que se mostrava pelo aspecto largo e desabotado das peças de roupa, que incluíam: camisetas de banda, botas coturno e tênis.


Pioneiros 

Na década de 80, o movimento grunge começou, com duas bandas pioneiras, sendo elas: Soundgarden, que se tornou uma das principais bandas do grunge, formada Chris Cornell e Hiro Yamamoto, e Green River, a primeira banda do grunge, que não fez sucesso, contudo, a desintegração da banda foi extremamente importante para o crescimento do grunge, a banda contava com: Stone Gossard, guitarrista e um dos integrantes do grupo Mother Love Bone, que se tornou o Pearl Jam, contava com o também futuro integrante da banda, Jeff Ament, baixista, além dos futuros participantes do Pearl Jam, o Green River, contava com artistas que fundariam outro clássico Grunge, o vocalista, Mark Arm, e o guitarrista, Steve Turner, formaram o “primo pobre” do grunge, Mudhoney.

Surgimento do Pearl Jam

Como já citamos, os ex-integrantes da banda Green River – Stone Gossard e Jeff Ament- após sair da banda, entraram para o Mother Love Bone, liderada por Andrew Wood, o vocalista, hippie e carismático. A banda passou a fazer sucesso na região, e ditava o estilo que o grunge passaria a seguir. Contudo, nem tudo são flores, logo após o primeiro álbum completo, “Apple”, Andrew Wood foi encontrado morto.

Após a morte de Andrew, os restantes membros do grupo, gravaram um tributo em sua homenagem, o projeto foi o Temple of the Dog. A banda reunia os músicos do Soundgarden, do Mother Love Bone, e um jovem da época que se tornaria uma lenda do rock, Eddie Vedder.  Dito isso, esse projeto foi berço para o nascimento do Pearl Jam. Tendo em vista que, o jovem vocalista, Eddie Vedder, se juntou aos já citados: Jeff Ament e Stone Gossard, baixista e guitarrista, respectivamente, dito isso, a banda já estava praticamente formada, contudo, o guitarrista Mike McCready se juntou ao grupo, e também, o baterista ex-soundgarden, Matthew Cameron se juntou ao grupo, assim formando a banda que se tornaria um dos maiores sucessos da história do Rock.

Auge do Grunge - 1991

Não poderíamos falar de grunge sem citar Nirvana, o maior fenômeno do movimento, é discutível qual foi a melhor banda do grunge, porém é indiscutível que a banda liderada por Kurt Cobain foi quem mais popularizou o gênero. O clássico álbum do Nirvana, Nevermind, lançado em 1991, que foi caracterizado por adjetivos, como: “Melhor, importante, genial, influente, revolucionário”, apenas alguns dos adjetivos que descrevem o quão genial e amado foi esse álbum, que foi um dos mais revolucionários da história da música. O disco foi tão popular que superou o disco Dangerous, do lendário Michael Jackson, e subiu à primeira posição da Billboard 200, a banda foi responsável por colocar a guitarra no topo das paradas, e o principal responsável foi o hit da banda “smells like teen spirit”, música que fez com que o Rock voltasse a ser mainstream.

Contudo, o Nirvana não foi o único grunge a dominar as paradas, também em 1991, o Pearl Jam, lançou seu álbum de estreia, Ten, que foi um sucesso absoluto (sonho de todas as bandas), o álbum é um não tão agressivo, quanto o Nevermind, e contava com muita guitarra e melodias. Além disso, foi nesse álbum em que a banda lançou alguns de seus principais sucessos, sendo eles: “Alive”, “Even Flow”, “Jeremy” e “Black”.

Além disso, outra banda icônica do grunge lançou um dos seus melhores álbuns (que ano foi 1991 em?), a banda Soundgarden, lançou seu terceiro álbum de estúdio, Badmotorfinger, um álbum que contava com músicas mais pesadas, em comparação aos dois álbuns já citados. Mesmo não tendo feito tanto sucesso, foi um álbum que emocionou todo fã de metal pelo mundo.

Outras bandas

Mesmo que bandas como Nirvana e Pearl Jam tenham se tornado extremamente populares, e sempre associadas ao grunge, o movimento não viveu só delas, dito isso, aqui estão outras bandas do movimento que podem não ter feito tanto sucesso, porém são de alta qualidade:


Alice In Chains
– apresenta uma vibe obscura, com influência de sludge metal, com um som bem pesado;

Soundgarden – a já citada banda, liderada por Chris Cornell, é uma das mais pesadas do movimento, junto ao Alice in Chains, teve influência do Punk Rock e do Heavy Metal, em um som sujo e agressivo;

Mudhoney – outra que já foi citada no artigo, Mudhoney é, para muitos, uma das pioneiras do grunge, em atividade até hoje;

Hole- Courtney Love, ex-mulher de Kurt Cobain, foi líder da banda Hole por 16 anos, a banda tem forte influência do rock alternativo, além disso, a banda foi muito importante para o grunge, e conta com músicas importantes para o movimento, por exemplo: “Celebrity Skin”;

Stone Temple Pilot- Stone Temple Pilot foi uma das bandas do movimento que mais se popularizou, a banda teve influências do hard rock e heavy metal, dos anos 70, com uma estética punk, a banda ficou conhecida por ser turbulenta, com vários conflitos internos envolvendo o Ex-vocalista Scott Weiland.

Legado

Como já foi citado aqui, o grunge foi um movimento cultural, que comandou uma mudança na postura de jovens, que se rebelaram em meio a um mundo conflituoso. Contudo, qual foi o legado desse movimento? Vamos contar aqui, o grunge fez com que o Rock chegasse novamente ao mainstream, cortesia do Nirvana, e representou em grande escala os jovens rebeldes do mundo todo. Dito isso, a popularidade do movimento, possibilitou a vinda de novas bandas de rock para o cenário mundial, como por exemplo o Pearl Jam, que continuou em atividade todos esses anos, o Foo Fighters, que foi criado por David Grohl, ex-bateirista do Nirvana. Além disso, bandas como: The White Stripes e Cage The Elefant, carregam influências do estilo grunge, então é seguro dizer que o grunge ainda vive, respira por aparelhos, mas ainda vive.

 

Então esse foi nosso artigo, sobre um dos movimentos culturais recentes mais importantes, qualquer dica, dúvida, crítica, elogio e afins, deixe nos comentários abaixo. Obrigado por ler :).

Fontes: Infoescola, www.omelete.com.br, Rollingstonebrasil,

Comentários