Melhores casais da história das séries de comédia

Movimento Hippie - Tudo Sobre

 


Um dos movimentos culturais mais famosos da história, o movimento hippie, teve início na década de 60, e foi marcado pela forma qual os jovens protestavam e não estavam dispostos a viver do mesmo modo que seus antecessores. Dito isso, vamos para o artigo.

 

Origem e influências

O movimento teve origem nos Estados Unidos, na década de 60, quando os jovens da época se mostraram conscientes e se opunham ao modo de vida conservador e tradicional, que era seguido pela maioria das famílias da época. Além disso, o movimento teve influência dos movimentos dos anos 50, principalmente o Beatnkis – movimento liderado pelos combatentes que voltaram da segunda guerra – também teve se inspirou nos movimentos negros, principalmente o de Martin Luther King, tendo em vista que, os hippies buscavam uma sociedade igualitária entre brancos e negros. Além disso, o famoso símbolo do movimento, foi inspirado em um movimento inglês contra armas nucleares – Em idioma de bandeira o símbolo significa ND – “Nuclear Desarmament”.



Ideologias 

Além do slogan “Paz e Amor”, os hippies, grupo formado por jovens americanos, alguns socialistas e anarquistas, criticavam o sistema capitalista, e a vida baseada no consumo de bens materiais, dito isso, eles defendiam a vida comunitária, baseada na paz, igualdade, de gênero, racial, social, entre outras e a legalização da maconha. Também fizeram parte da revolução sexual, criticavam os padrões heterossexuais e monogâmicos, buscavam aceitação da homossexualidade, discutiam o aborto, o direito ao próprio corpo e a pílula contraceptiva.


Como Viviam

Nas comunidades hippies, eles preferiam fazer trocas entre si a usar dinheiro. Além disso, evitavam empregos convencionais e se sustentavam fazendo artesanato. Muitas comunidades tinham suas próprias bandas, e tocavam de graça nas ruas, tinha grupos de rock psicodélico predominantemente, mas também havia conjuntos de música folk. Por conta da falta de dinheiro, viviam em casas de aluguel baratos ou abandonadas. As comunidades ficaram famosas pelo uso de drogas “mais leves”, como maconha e haxixe, e de drogas “mais pesadas”, para fazer rituais, como o LSD e mescalina. Nas festas a liberdade sexual era pregada, tanto pela poligamia quanto pela aceitação do homossexualismo.

Guerra do Vietnã e o movimento hippie

A guerra fria foi um dos eventos mais marcantes do século passado, e dentro dessa guerra houve a Guerra do Vietnã, a qual os Estados Unidos, teve grande participação, enviando seus jovens para lutar no país Asiático. Além disso, durante essa guerra, alguns eventos já eram televisionados, o que possibilitou que a população realmente enxergasse o que acontecia na guerra.

Dito isso, os participantes do movimento hippie, criaram o Flower Power, que era uma luta contra a violência, que criticava a política norte americana de continuar investindo na Guerra do Vietnã, esse movimento deve como destaque as enormes, manifestações populares, lideradas pelos hippies, e os manifestações espalhavam ideais de paz e amor, igualdade e liberdade. O movimento teve apoio de grandes artistas da época, por exemplo: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Bob Dylan, John Lennon, entre outros.

Woodstock – O auge do movimento

O show mais famoso de todos os tempos, ocorreu em 1969, na cidade de Bethel, Estados Unidos. Mais de 400 mil pessoas participaram do evento, tendo em vista que o movimento estava cada vez tomando maiores proporções, ele ficou marcado pelos protestos e manifestações, e contestação dos valores dominantes (American Way of Life), o evento tinha o lema, “três dias de paz e música”, e foi exatamente esse clima de paz e liberdade que marcou o movimento. Além disso, o show contou com a participação de bandas e cantores, como: The Who, Jimi Hendrix, Creendence Clearwater, Janis Joplin, Santana e Joan Baez. E um dos momentos mais marcantes do evento, foi Jimi Hendrix tocando o hino nacional, com distorções de guitarra e sons de armas e bombas.

Movimento Hippie no Brasil

O movimento teve influência no Brasil, por conta da Tropicália, um movimento que segue princípios hippies, como a luta contra os valores ocidentais. Contudo, ao contrário do movimento hippie nos Estados Unidos – onde eles protestavam contra atos que ocorriam fora de seu país – no Brasil, o movimento surgiu durante a Ditadura Militar, e os participantes protestavam contra o que ocorria no país, dito isso, vários artistas foram perseguidos pelo governo, devido as músicas de protesto. Os principais artistas que participaram do movimento foram: Caetano Veloso, Gilberto Gil, Os Mutantes, Tom Zé e Gal Costa.

Legado do Movimento

O movimento perdeu força nos anos 70, tendo em vista que, várias ideias defendidas pelos hippies foram absorvidas pela sociedade. Dito disso, representantes do movimento como Jimi Hendrix, Jim Morrison e Janis Joplin morreram de overdose. Além disso, os hippies ficaram com uma imagem negativa, por conta da comunidade hippie, liderada por Charles Manson, estabelecida na Califórnia, foi responsável por diversos assassinatos e roubos, o que manchou a imagem do movimento.

No entanto, ideias que os hippies defendiam nos anos 60, são questionados até hoje, entre eles: direito das mulheres, dos homossexuais, debates sobre novas formas de cultura e preservação ambiental, e ficaram em alta por conta dos hippies. Além disso, ainda existem comunidades hippies no dia de hoje, inclusive no Brasil, entre elas: Trindade em Parati (RJ), São Tomé das Letras (MG), Pirenópolis (GO), Trancoso e Arembepe, ambas na Bahia.

 

Enfim, esse foi nosso artigo sobre um dos movimentos culturais mais famosos da história, e que foi muito mais impactante do que muitos acreditam.

 

Fontes: Parabólica – Youtube; Todamateria.com.br; Focasnaarea.wordpress.com, super.abril.com.br

Comentários